Olá, sejam todos bem-vindos!
Neste post inicial, resolvi abordar uma questão que, muitas vezes, é motivo de dúvida para as mulheres. Como se vestir para um casamento ou uma festa que acontecerá pela manhã?
Realmente, o casamento de manhã é mais restrito no que diz respeito à produção. É um tipo de evento que não aceita tantas opções, por isso é bom tomar cuidado para não ficar deselegante, hehe.
Além de mostrar opções de roupa, maquiagem, etc, quero mostrar também que é possível estar adequada às ocasiões sem gastar muito e sem exageros. Para estar bem vestida não é preciso muito dinheiro, mas saber combinar e mesclar peças para o resultado ser de bom gosto.
Domingo tive um casamento de manhã, daí partiu a idéia de começar meu blog com este post. Tratava-se de um casamento de um casal de amigos meus, e a cerimônia religiosa começou às 13h, em São Bernardo do Campo.
Vestido:
Comprei o meu vestido na José Paulino, região aqui de São Paulo conhecida por vender roupas mais ‘em conta’. Não me lembro quanto custou, mas não foi caro. Adoro comprar roupas lá, sempre acho coisas super bacanas, com preços ótimos.
Trata-se de um vestido bem simples, numa cor neutra, um bege. Há, como podem ver pela foto, alguns detalhes na parte superior, numa cor cinza escuro. Não sei definir, rs. Isso é importante: saber que cor usar.
O casamento de manhã exige cores mais neutras, mais claras e calmas. Não fica tão legal usar, por exemplo, preto. Parece um velório, rs. Embora muitas mulheres optem pelo preto, por ser uma cor básica e difícil de errar, eu particularmente não aconselho. Quando o casamento é de manhã, procure sempre usar cores mais claras (bege, nude, rosado, etc), ou ainda inovar e optar por tendências modernas como floridos, coloridos. Antes não era comum, hoje é super bem aceito e usado. Para casamentos que começam à tarde e terminam à noite, é interessante usar cores fortes (roxo, bordô, azul escuro, verde musgo, etc). Por fim, se o casamento é noturno, pode usar e abusar do preto e das cores escuras, se a noiva não tiver restrições. O evento noturno aceita muito mais cores e modelos.
Como podem ver, fiz um pequeno esquema, para mostrar os tipos de roupas adequadas para cada tipo de evento.
Sapato
O sapato deve estar de acordo com a roupa. Não precisa, necessariamente, ser da mesma cor, mas tem que ter bom senso, né?! Não dá pra usar um vestido rosa com um sapato vermelho, haha.
No meu caso, usei uma sandália da Shoestock, com salto intermediário. Como o casamento era de manhã, optei pelo salto mais grosso, que está na moda. É mais esportivo, e confortável, dá mais firmeza. Se fosse um evento mais sofisticado, social completo, e a noite, certamente eu escolheria um sapato com salto fino, é mais elegante nesse caso.
Cabelo
É uma questão complicada, também. Quem tem cabelo curto, reclama porque é curto, quem tem cabelo comprido, reclama porque é comprido, e o mesmo acontece com lisos e cacheados. Mulher está quase sempre insatisfeita, haha. Foi-se o tempo que era preciso arrumar o cabelo na cabeleireira. Hoje é muito mais fácil. Eu mesma, dessa vez, não fui. Com a ajuda da minha mãe, rs, montei meu próprio penteado. Como meu cabelo é curto, tenho menos variedade, mas dá pra fazer algumas coisas.
Escolhi o cabelo solto, com algumas tranças (está na moda, também) na parte de cima. Pequenas tranças, como se formassem um arco. Usando pouco comprimento do cabelo. Fácil, rápido, e interessante. Quando vou à cabeleireira, sempre levo alguma foto de penteado, que pego na internet. Isso ajuda bastante.
Essas são algumas opções que encontrei na internet:
Maquiagem
A maquiagem para um casamento de manhã, deve ser mais leve e neutra. Deve estar adequada à sua roupa, também. Não precisa ser tudo da mesma cor, mas deve estar em sintonia.
Marrom, branco, bege, rosado, dourado, são ótimas cores para usar. Mas claro, dependendo de como estará vestida. Rímel e delineador? Pode usar, são sempre bem-vindos. O blush, em qualquer ocasião, não pode ser muito exagerado, fica péssimo. Você pode usar, se tiver, um blush mais puxado para o dourado, acho super bonito.
Eu usei: Um corretivo para passar em baixo dos olhos (cobrir olheiras) da Mary Kay; um blush rosado da Clinique; a sombra mais clara, usei uma rosinha bem clara, quase branca, da Clinique; a sombra mais escura, para esfumaçar o canto dos olhos, usei uma do Boticário, cinza escuro. Lápis Mary Kay preto, Rímel Clinique preto, e delineador preto (não sei a marca). Ah, e a base, era clara, do Boticário.
Detalhes
Os detalhes são muito importantes, porque ajudam a compor o visual.
A unha, por exemplo. Hoje há uma variedade muito grande de esmaltes, e as tendências são mais versáteis. Antes a gente só via mulher com unha branca ou francesinha. Depois já começaram a usar vermelho, e hoje, está bem livre. Mas ainda assim é preciso estar atenta! Ainda é conveniente usar esmalte branco, não tem erro. Caso queira sair do básico, tem que ter bom senso. No meu caso, escolhi um esmalte claro, já que o casamento era de manhã e minha roupa era mais neutra: usei o Poodle, da Risqué. É um lilás claro, bem bonitinho. Usar azul, laranja, roxo, na minha opinião, não fica bom. Ah, e não é só a unha da mão que tem que estar cuidada: a do pé também. Pelo menos uma base, né?! Eu, particularmente, não gosto de pintar meu pé de colorido. Não importa a cor da unha da mão, meu pé pinto sempre de branco, acho mais elegante. Vermelho e cores escuras, eu não curto. Então, é sempre bom cuidar dos pés também. Esquecer do detalhe das unhas, pode mostrar desleixo, estraga um pouco a sua produção. É feio.
Com relação ás bijuterias, tem que ter cuidado para não exagerar. Quando a roupa é brilhante, deve-se optar por acessórios mais neutros e simples. Eu usei, para o casamento de domingo, apenas um brinco e um anel: o brinco tinha uma pedra preta e uma pérola, ficou ótimo. Para um evento de manhã, é sempre bom não exagerar nas bijuterias ou jóias.
Para finalizar, algumas coisinhas para tomar cuidado: A bolsa e o sutiã. A bolsa de festa costuma ser pequena, delicada. Eu usei uma carteira preta, envernizada, que combinou bem com o sapato e com a roupa. Costuma-se usar preto, prata e dourado, mas dá pra sair disso, contanto que esteja de acordo com o modelo adotado. O sutiã jamais pode aparecer. Opte por alça de silicone (sempre tomando cuidado para que esta também não apareça) ou tomara que caia. É muito feio deixar aparecendo!
É, hoje é só. Acho que escrevi demais, haha. Espero que estejam gostando e que acompanhem o meu blog.
Bom, se você leu esse texto até aqui, já é um bom sinal! Quero apenas lembrar que eu não sou uma ‘expert’ em nada, só estou querendo ajudar e dar dicas baseadas em experiências e situações que já vivi. Não vou falar somente sobre festas, mas sobre artesanato, presentes, eventos, etc.
Para finalizar, aí vai uma foto do meu visual completo na festa de ontem.
1 – Vestido bege, com faixas cinza;
2 – Brinco prateado, com pedra preta e pérola;
3 – Bolsa: carteira preta envernizada;
4 – Sombras: cores neutras (Clinique). Pode ser de qualquer marca;
5 – Sandália: Nas cores bege e preto (envernizado) e com salto intermediário, grosso.





