quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Bolachinhas de Natal

Bom Dia!
Hoje fiz um post muito especial, no qual vou mostrar a vocês algo que faz parte de uma tradição familiar, que fez parte da minha infância. Nesse clima de Natal, pensei em vários temas para tratar aqui, e este é, para mim, sem dúvida o melhor. Vou falar um pouco sobre as bolachinhas de Natal que são tradição na nossa família.
Não sei quando entrei para essa ‘produção’, mas desde que me lembro, faço as bolachinhas com a minha avó Elfi (Elvira), todo final de ano. A receita é alemã, e quem nos passou o ensinamento foi a minha já falecida bisavó, Erika. Nunca, até hoje, deixamos essa tradição de lado. É um símbolo do Natal na nossa família. Quem vai à ceia de Natal, come e adora.
Mas, por ser uma receita tão nossa, tão Cylke (risos), não vou passar para vocês. Peço desculpas desde já, mas aviso que sou muito ciumenta com nossas receitas quase que exclusivas, haha. Para não passar em branco, vou deixar uma outra receita de bolachinha, mais simples e bem gostosa também. Não é difícil de fazer, e tudo que eu explicar depois, pode ser aplicado também a elas. Anotem aí:
BOLACHINHA DE BAUNILHA
Ingredientes:
·         1 xícara (chá) de farinha de trigo;
·         ¼ xícara (chá) de açúcar;
·         ½ xícara (chá) de manteiga;
·         1 colher (café) de essência de baunilha.

Modo de Preparo
1.    Ligue o forno em temperatura média (180°);
2.    Coloque a farinha, o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha numa tigela e amasse bem com as mãos até formar uma massa uniforme;
3.    Abra a massa, deixando-a com aproximadamente 1 cm de espessura;
4.    Use forminhas para moldar as figuras, de acordo com sua preferência;
5.    Unte uma assadeira grande com manteiga e farinha;
6.    Distribua os biscoitos sobre a assadeira, deixando uma distância entre eles;
7.    Leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos ou até os biscoitos ficarem levemente dourados;

Agora vou mostrar como eu fiz as minhas, a partir da massa já pronta.

1.    Massa pronta, depois de ‘descansar’ por algumas horas;

 2.    Forminhas em tema natalino – comprei na 25 de Março;

 3.    Essa aí sou eu moldando a massa e preparando para assar as bolachas;

 4.    Depois de sair do forno, elas ficaram assim;

 5.    Para decorar, compramos Fondant: um pó que dissolve na água quente (em banho maria). Compramos em uma loja de doces (material de confeitaria), e usamos para cobrir a bolacha nas partes onde, depois, aplicaríamos as miçanguinhas coloridas. Aliás, as miçanguinhas também compramos numa loja de doces (chama Vaz), mas não é tão difícil de encontrar;

 6.    Passamos o Fondant, depois cobrimos com as miçangas doces, e as bolachinhas ficaram assim;

 7.    Também na 25 de Março, compramos umas cestinhas com tema natalino para colocar as bolachinhas e presentear amigos e familiares. As bolachas, para não murcharem, colocamos antes dentro de um saquinho e demos um laço forte. No fundo da cestinha colocamos uma espécie de serragem para ficar bonitinho;

 8.    Também compramos essas caixinhas de plástico, em formato de árvore e Papai Noel, e no fundo colocamos um guardanapo natalino;

 9.    Vejam que gracinha;

 10. Nossa produção quase completa.

 Então, como puderam ver, é muito simples e torna-se um presente muito bacana. É carinhoso, feito por você mesmo.  Além disso, as bolachinhas são muito gostosas!
Recapitulando:
  • Primeiro fizemos a receita, e obtivemos a massa.
  • Deixamos descansar por algumas horas, e depois abrimos. Moldamos com as forminhas de Natal, e colocamos na assadeira, que logo depois foi levada ao forno.
  • Depois de assadas, as bolachinhas ficaram em um recipiente para esfriar.
  • Dissolvemos o Fondant na água quente, em banho maria, e virou quase um líquido. Passamos nas bolachinhas, onde queríamos colocar os confeitos depois. Uma dica: assim que passar no Fondant, passe a bolachinha nas miçangas, porque o ‘líquido’ seca em poucos segundos. Essa é uma etapa que fica a critério de cada um. Esta foi uma das poucas vezes que decoramos nossas bolachas, quase sempre deixamos sem nada.
  • Distribuímos em saquinhos plásticos, que foram depositados nas embalagens que compramos – cestinha e caixinhas de plástico.
Passadas todas essas etapas, é hora de entregar e fazer alguém feliz. Afinal de contas, Natal é isso! Compartilhar, dedicar e curtir os momentos alegres.
Espero que tenham gostado, e que façam, algum dia, as bolachinhas natalinas. É muito gostoso fazer com as crianças, como minha avó fazia comigo. Claro, tomando sempre cuidado com as funções que lhes forem designadas. Só sei que eu sempre curti muito ajudar minha avó, me sentia realmente no Natal, e gostava de estar na presença dela.
Este ano, infelizmente, ela não pôde fazer comigo. Fiz essas das fotos com a minha mãe, porque minha avó está hospitalizada. É uma situação chata, mas não se preocupem porque ela está melhorando, e ano que vem continuará a tradição. Inclusive, incluiremos meu priminho Arthur, que estará com 2 aninhos, hehe.
Desejo a todos um Natal muito doce e gostoso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário